segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Refletindo Sobre a neo-pós-modernidade e uso de tecnologia contra as doenças degenerativas.


Jeremias 33:6-Eis que eu trarei a ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade.

As doenças degenerativas foram desde muito tempo um incomodo, a sociedades humanas e suas formas de tratamento variavam, de povo para povo os Espartanos, por exemplo, jogavam num abismo crianças que tivessem alguma anomalia atualmente pessoa com doenças degenerativas tem vida útil, graças à inspiração divina que permite a criação de softwares e equipamentos como rastreadores oculares. 
 ´
Se tivesse nascido em Esparta, um cientista do quilate de Stephen Hawking não teria produzido suas obras o astrofísico luta com uma doença desde os anos 70. Hoje as pessoas com doenças degenerativas contam, com ajuda de avançados sistemas de comunicação, cadeiras de rodas e outros equipamentos, movidos por sensores que captam sinais por meio de feixes de raios.
Estes equipamentos com tal capacidade surgiram no inicio dos anos 80, e forma evoluindo ao longo dos anos agora estamos numa faze muito avançada até para os mais otimistas, no caso de S.Hawing que mesmo estando sobre uma cadeira de rodas elétrica sem poder usar sua fala desde 1985, mas com capacidade de escrever e se expressar verbalmente, por meio de voz eletrônica.

O cientista agira usa os olhos para utilizar seus movimentos de escrever as coisas, que quer comunicar, mas com o avanço da doença os cientistas estão descobrindo que só o olho pode ser teclados virtuais são acoplados ao corpo, pois para muitos ainda vamos chegar à grua de avanços tão grande que praticamente não haverá uma única enfermidade que não seja possível de um tratamento.

Antigamente os sistemas de rastreamento ocular, custavam caros custando em média US$ 6 dólares, hoje, contudo os matérias ficaram  mais baratos baixando os custos desta forma o preço médio de um rastreador hoje é de aproximadamente US$ 1,5 Mil a Tobii a gigante da Suécia que  basicamente domina o mercado de tecnologia para marketing.
Fez em parceria com Chinesa Lenovo, um notebook que já foi apresentado na Cebit (Feira de Informática e Tecnologia) equipado com rastreador ocular, esta é outras tecnologias serão implementadas, ao logo dos anos que se seguem.

A neo-Pós-Modernidade além destes avanços tem ainda o fenômeno, das redes sócias, “viver em rede no século vivente e um: os limites do público e do privado” este foi o tema da redação do Enem 2011 algo um tanto quanto não surpreendente, mas reflexivo, se levarmos em conta o fato d que as redes sócias estão ai igualando os desiguais, dado voz aos que antes não poderiam falar, mas quais são os limites?             
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.