terça-feira, 5 de abril de 2011

Vivemos entre cila e caríbdis os monstros da corrupção e do conformismo das massas populares no Brasil......


  Quem como eu já leu o livro ou assistiu ao filme a odisséia, não deixou de ver e ouvir coisas interessantes, dentre as muitas coisas que vi duas me chamaram atenção: na forma como a mitologia se empresta a tratar de coisas tão relevantes para o nosso viver prático, uma destas é a forma ou motivo pelos e com os quais fazemos nossas escolhas, em si tratando de cila e caríbdis eram vistos na mitologia grega como  escolhas perigosas localizadas no Estreito de Messina, ou seja, dois grandes perigos para a navegação, muito próximos um do outro, Cila é um rochedo e Caríbdis (ou Caribdes) é um redemoinho, um sorvedouro.

Cila era um monstro marinho que devorou seis dos companheiros de Ulisses; Caríbdis, filha da Terra e de Poseidon, foi fulminada por Zeus e lançada no mar, transformando-a em monstro que tudo devorava; (Do gr. Khárybdis, "monstro fabuloso que destruía os navios no estreito de Messina", pelo lat. Charibde-, "abismo; monstro devorador").
Ultrapassar Cila e Caríbdis simboliza a coragem para ultrapassar qualquer dificuldade. Na Odisséia, de Homero, Ulisses só consegue retornar a Ítaca depois de passar Cila e Caríbdis.

Na odisséia do Brasil em busca de crescimento econômosocial e afirmação política no cenário internacional mais especificamente na busca pelo acento permanente no conselho de segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), os nossos cila e Caríbdis são a corrupção política e o conformismo das massas populares do Brasil.
Cila é a Corrupção um monstro, terrível, cruel, assassino, sanguinário e devorador da coisa pública, um monstro impiedoso que não se importa com a saúde ou educação, não tem respeito pelo trabalhador, não tem escrúpulos quando aumenta seu próprio salário de forma astronômica e dá um salário mínimo de miséria ao povo sofrido e conformado com o sofrimento,  
Cila ou a corrupção não pode ser vista apenas de cima para baixo, como estamos acostumados a fazer é preciso entender que um prefeito ou vereador corrupto vai inevitavelmente ser num futuro não muito distante  e nem tão próximo um deputado ou senador corrupto, o que estamos presenciando hoje, e somado  ao que não podemos ou não quisermos perceber, que uma vez corrupto, ladrão ou assassino só Deus para mudar.
                   Caríbdis ou o conformismo do povo Brasileiro é um mostro tão cruel, malvado e assassino quanto cila ou a corrupção, porque é gerada do conformismo de achar que tem de votar pelo carro pipa, pela lata d’água, pelo emprego do filho ou do parente, conformismo que cega as pessoas para o óbvio ou votar porque fulano prometeu asfaltar  a minha rua, o fulano tem que prometer fazer o que da sua competência ele tem de fazer, pois as verbas, os orçamentos, são para isto e não para se comprar carros ou cavalos para amigos e amantes.
Caríbdis ou conformismo é malígno porque está preso, ainda a uma fervorosa fé religiosa, muitas vezes manipulável por aproveitadores, que se dizem porta-vozes do Eterno e Soberano Deus, mais que não passam de mercadores da fé ingênua e simples, de pessoas que como os ninivitas não sabem distinguir a mão direita da esquerda e por isto são apenas ovelhas, pastoreadas por lobos devoradores, contudo, todos temos responsabilidade em nossas escolhas, se escolhemos viver entre cila e Caríbdis, então não podemos e nem devemos culpar O Eterno, e sequer cobrar mudança de quem se diverte com o que aí esta acontecendo.

Cila e Caribdis, corrupção política e conformismo popular, são os monstros que assolaram as riquezas deste país, que continuam comendo a dignidade do povo; e se Deus não despertar esta nação para enxergar os dias negros e sombrios que se avizinha de nossas vidas por uma economia solapada, por uma inflação disfarçada e as ameaças a liberdade de imprensa e de religião, temo que o futuro de nossos filhos e netos, não seja de um Brasil em que todos possam ter dignidade e justiça social, algo que já é  praticamente raro hoje em nossos dias, que dirá no futuro.
Cila e Caríbdis não foram mortos na literatura e na mitologia grega, continuam assolando os mares e oceanos, mais nós podemos matar a corrupção, podemos acabar com o conformismo do povo, a questão é, será que estamos disposto a pagar o preço? pergunto a você meu colega da imprensa, qual é a sua missão nesta luta do bem contra o mal ?.

Pergunto a você colega Professor qual é o seu papel nesta incansável batalha da honestidade contra a desonestidade? Pergunto ao senhor a senhora, pai e mão de família, qual é sua  função nesta batalha dos valores tradicionais de uma família formada a moda do Divino, contra um deformação familiar formada pelo humanismo, heterofóbico e  familiofóbico?.
Pergunto a você Pasto  e líder de igreja, qual tem sido o seu papel nesta luta da verdade contra a mentira, de Deus contra o diabo? você tem realmente pregado e vivido a verdade ou é apenas mais um mentiroso e hipócrita entre tantos que existem em nosso meio ?    
Concluo com as palavras de Jesus Cristo, no livro de apocalipses que dizem que os conformados, corruptos e outros, terão por certo o lago que arde com fogo e enxofre, vejamos o texto na integra.
Apocalipse 22 ,  15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

 Soli Deo Gloria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.